Como Funciona

Confira o regulamento e funcionamento das incrições


Edição 2015 Participação de 8 (oito) regionais da Cooperativa Agroindustrial Alfa 1º PRÊMIO ‘SOU COOPERAÇÃO’ CATEGORIA ARTES CÊNICAS: TEATRO – Edição 2015

APRESENTAÇÃO

O 1º Prêmio ‘Sou Cooperação’ é uma ação dirigida aos jovens alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes de ensino – público e privado – de toda a área de abrangência da Cooperativa Agroindustrial Alfa.
Com este prêmio, a COOPERALFA pretende fortalecer a ideia de que “quando existe cooperação, a cidadania é protegida”.
A tarefa proposta visa estimular a pesquisa sobre o tema, para melhor compreensão teórica e prática da COOPERAÇÃO como cultura. Espera-se que, através do processo de montagem cênica, os alunos experimentem e desenvolvam os valores de cidadania, como respeito, amizade, solidariedade, afeto, enaltecendo exemplos de cooperação que possam contribuir na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Todos esses valores se encontram em sintonia com os princípios da COOPERALFA e do cooperativismo.

OBJETIVOS

a) Estimular e promover a socialização do conhecimento sobre o cooperativismo, através da difusão e prática de valores de cooperação.
b) Contribuir com o desenvolvimento e a formação da personalidade dos jovens e da sociedade, através da filosofia da cooperação e da estética do teatro.
c) Incentivar a pesquisa e o exercício vivo do teatro, por meio de montagem cênica, apresentação, seleção e premiação de espetáculos teatrais.
d) Oferecer às comunidades e aos colaboradores da COOPERALFA a oportunidade de apreciar um evento cultural, valorizando atores, vivências e histórias locais.

1º PRÊMIO ‘SOU COOPERAÇÃO’
CATEGORIA ARTES CÊNICAS: TEATRO – Edição 2015

REGULAMENTO

A COOPERALFA – Cooperativa Agroindustrial Alfa – torna público, para conhecimento dos interessados, o presente regulamento que estabelece normas para a participação no 1º Prêmio ‘Sou Cooperação’ – Categoria Artes Cênicas: Teatro – Edição 2015.

I – DO OBJETO

1.1 Constitui objeto do presente concurso o incentivo ao Teatro, através da pesquisa, montagem cênica, apresentação e premiação de espetáculos teatrais, nas 8 (oito) regionais de abrangência da Cooperativa Agroindustrial Alfa – COOPERALFA, na categoria teatro livre, destinada aos alunos matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental (5ª a 8ª série).

1.2 As montagens teatrais concorrentes deverão discutir o Tema “A cooperação como ferramenta para o desenvolvimento da cidadania”.

 

II – DAS CONDIÇÕES

2.1 Ficará sob responsabilidade do professor e dos alunos a escolha do gênero teatral (comédia, tragicomédia, drama, melodrama, pantomima, musical, teatro de bonecos, etc.), desde que com foco na cooperação – seguindo as orientações deste regulamento.
2.2 O professor deverá instigar seus alunos a pesquisar e estudar o tema cooperação e sua contribuição para a construção de uma sociedade mais cidadã. Ao final dessa etapa, o aluno deverá entender ‘O que é cooperação?’; ‘Como praticá-la?’; ‘Onde a cooperação está presente no cotidiano?’; ‘Qual a contribuição da prática da cooperação para a humanidade?’
2.3 Após a discussão em sala de aula, o professor deverá solicitar aos alunos que escrevam uma passagem de sua história em que a cooperação foi fundamental para solucionar algo em sua vida, em sua família ou em sua cidade.
2.4 Após a produção e socialização das histórias em sala de aula, cabe a cada turma – juntamente com seu professor – montar uma peça de teatro de no mínimo 10 e no máximo 15 minutos, contando a experiência. O número de alunos deve ser restrito ao total de matriculados na turma específica (não será permitido misturar alunos de outras turmas).
2.5 A COOPERALFA não arcará com possíveis custos envolvendo a produção das peças de teatro (por exemplo: cenário, figurino, iluminação, sonoplastia, etc.).

 

III – DAS INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas no hotsite do projeto (www.cooperalfa.com.br), de acordo com as orientações a seguir:

O professor representante deverá inscrever a turma no hotsite do projeto “Sou Cooperação”, preenchendo os dados solicitados da escola, do grupo e de cada aluno do grupo.

  • Cada ESCOLA fará seu cadastro, apontando os responsáveis por gerenciar os grupos; terá login e senha (que o sistema gerará automaticamente, para segurança dos dados da escola).
  • Após o cadastro ser aprovado pela Cooperalfa, a escola poderá incluir os GRUPOS.
  • Cada grupo deverá cadastrar o nome de um professor responsável.
  • Ao cadastrar cada ALUNO(A), o sistema permitirá que se baixe um termo de autorização de participação e uso de imagens, para que os pais assinem e devolvam à escola. A escola deverá enviar as autorizações apenas do grupo vencedor da etapa municipal para que a Cooperalfa possa arquivá-las (somente a partir dos representantes municipais).
  • Só será válido o cadastro do aluno(a) em um único grupo de sua série.
  • Será permitida a formação de apenas um grupo por turma.
  • O sistema fará o controle sobre a data de início e a data final de cadastro dos grupos, sendo que, durante esse tempo, poderá haver alguma substituição de aluno no grupo. A escola é que fará isso.
  • Quando terminar o prazo para inscrição dos grupos, automaticamente, todos os grupos cadastrados serão publicados no hotsite (todas as escolas com seus grupos e integrantes).
  • Conforme o grupo for vencendo as seletivas, a escola terá que entrar no hotsite e validar a inscrição para a etapa seguinte.
    • Na Escola

 

Cada escola poderá validar apenas uma peça teatral (escolhida como representante da escola) para a etapa municipal.
Obs.: Os municípios que possuem apenas uma escola devem promover a noite cultural no município para proceder a escolha do grupo vencedor.

    • No Município

 

Fica a cargo da escola vencedora no município validar a peça teatral vencedora, que representará o município na etapa regional, conforme prazo determinado pelo cronograma disponível no hotsite. Para os municípios maiores, com mais de seis escolas concorrentes, sugerimos planejar a noite cultural juntamente com a Secretaria de Educação, diretores de escolas estaduais e gerente da Cooperalfa local, verificando, inclusive, a necessidade de fazer mais de uma seletiva para que nenhum grupo fique prejudicado caso se registre muitas apresentações.
Obs.: mesmo que tenha mais do que uma filial da Cooperalfa no município, este será representado por uma única peça – a peça vencedora irá para à etapa regional.

    • Na Regional

A seletiva regional será realizada com uma peça teatral representante de cada município. Será conhecido o melhor exemplo de cooperação de cada regional. Estes irão compor os 8 melhores exemplos de cooperação e serão os grandes vencedores (ver distribuição de municípios por regional no anexo).

    • COOPERALFA Matriz

 

Nesta etapa, as oito peças teatrais vencedoras nas regionais farão apresentação para a comunidade e serão agraciadas com premiação de acordo com este regulamento.

Observações: 1. Não haverá taxa de inscrição; 2. Não serão aceitas inscrições fora do prazo; 3. O não comparecimento ou atraso no dia da apresentação resultarão na desclassificação da turma/escola e em não recebimento da premiação.

IV – DA SELEÇÃO

1ª FASE – ESCOLA
4.1 As seletivas serão realizadas conforme cronograma. Havendo mais de um grupo de teatro por escola, a primeira seletiva deverá ser realizada na escola, com o objetivo de escolher a peça teatral para representá-la (desde que esta não seja a única escola do município; se for, fazer a seletiva no município).
4.2 A comissão julgadora no âmbito da escola deverá ser formada por 3 (três) componentes:
- 1 diretor(a) ou coordenador;
- 1 coordenador pedagógico ou profissional da Cooperativa Agroindustrial Alfa;
- 1 professor de artes/artes cênicas.
4.3 Cabe à comissão julgadora selecionar uma única peça de teatro. Cabe à escola inscrevê-la para a fase municipal, obedecendo aos prazos fixados no item “Cronograma” (anexo 1) deste regulamento.
Obs.: A escola deverá fazer 3 (três) fotos de cada grupo durante a apresentação e postá-las no hotsite deste concurso.

2ª FASE – MUNICÍPIO

4.4 A segunda seletiva ocorrerá em cada município com filial da COOPERALFA. Cada município poderá ter apenas uma peça de teatro representando-o na fase regional. Fica a cargo da filial da COOPERALFA e das escolas envolvidas organizar e divulgar o local da seletiva, podendo fazer parceria com Secretarias de Educação/Prefeitura.
A data da seletiva municipal deverá ser postada no hotsite “Sou Cooperação”.
4.5 A comissão julgadora encarregada de fazer a escolha da peça teatral que representará o município na fase regional, será composta de no mínimo 3 (três) e no máximo 5 (cinco) pessoas, com estas representações:
- 1 gerente comercial da COOPERALFA (filial local);
- 1 representante da Secretaria de Educação municipal;
- 1 representante de escola estadual;
- 1 profissional da área de artes que não tenha vínculo profissional com as escolas participantes;
- 1 profissional da Secretaria de Cultura.
4.6 Após a seleção da peça teatral, a escola deverá encarregar-se de validar a inscrição para a etapa regional, obedecendo aos prazos previstos neste regulamento. Para manter a transparência deste processo, é importante que os membros integrantes da comissão não sejam de escolas que inscreveram sua peça teatral, e também que não sejam parentes consanguíneos de alunos envolvidos na peça teatral.
O deslocamento dos alunos participantes até o local da apresentação fica sob responsabilidade de cada escola.
O grupo que tiver a melhor torcida na noite cultural receberá 5 pontos.
O grupo com maior quantidade de curtidas receberá 10 pontos. Cabe à comissão julgadora acessar a internet e verificar o número de curtidas, envolvendo nessa verificação a presença de um membro de cada grupo para que não restem dúvidas. Nos casos em que não há internet no local da seletiva, favor desconsiderar esta nota para aquele grupo de concorrente.
O ingresso para a noite cultural no município será um quilo de alimento não perecível; os alimentos arrecadados serão doados para uma entidade do município escolhida pelo grupo vencedor no ato da inscrição. A entrega dos alimentos deverá ser realizada pelo gerente da Cooperalfa e o grupo vencedor, registrando-se com fotos a entrega e informando-se no hotsite o nome da entidade beneficiada e a quantidade de alimentos doados.
Sugere-se que a noite cultural seja aberta com apresentação de espetáculo local (ex.: grupo de dança, cantores do município etc.), para valorizar iniciativas culturais locais.

  • Após o julgamento, publicar no hotsite do concurso as fotos do grupo vencedor com uma pequena notícia de duas ou três linhas.
  • Nesta fase, o sistema abrirá novo espaço caso a escola precise alterar algum aluno do grupo, desde que seja da mesma turma. Também abrirá um campo para cada grupo indicar uma entidade que será beneficiada com os alimentos, caso a escola ganhe a fase municipal.
  • Fazer fotos durante a apresentação de cada grupo e postar no hotsite.
  • Após o julgamento, publicar as fotos do grupo vencedor com uma pequena notícia.
  • Obs.: Não será necessário recadastrar novamente os alunos a cada nova fase, basta validar o grupo vencedor da etapa.
  • O local, som e transporte para a noite cultural, fica a cargo do município.

Obs.: A partir desta fase, será necessário que cada participante preencha um formulário com direito de uso de imagens disponível no ato de validação da inscrição. Esse formulário com autorização de cada pai deve ser entregue na filial da Cooperativa.

3ª FASE – REGIONAL COOPERALFA
Nesta etapa, a Cooperalfa se responsabiliza por providenciar local e sonorização; o transporte fica a cargo de cada município.

A terceira etapa dar-se-á em âmbito regional, e cada município terá seu representante. As regionais aqui consideradas são as de São José do Cedro, Quilombo, Coronel Freitas, Campo Erê, Canoinhas (Braço do Norte participa em Canoinhas), Águas de Chapecó, Xaxim e Chapecó
As datas da seletiva deverão ser postadas no hotsite do concurso com antecedência, pois a Comissão Geral irá acompanhar cada etapa e, portanto, não será possível realizar duas no mesmo dia.
4.8 Na seletiva regional, a comissão julgadora será composta por:
- 2 representantes da COOPERALFA Chapecó (Assessorias de Imprensa e Comunicação);
- 1 representante da COOPERALFA da regional (supervisor de filiais);
- 1 profissional de artes cênicas contratado pela COOPERALFA;
- 1 representante da rede pública de ensino não participante do prêmio;
- 1 diretor executivo da Cooperalfa.
4.9 A organização do local desta etapa, a divulgação e a sonorização ficarão a cargo da COOPERALFA. O deslocamento dos alunos será de responsabilidade de cada escola.
O ingresso para a noite cultural regional será um quilo de alimento não perecível; os alimentos arrecadados serão doados para a entidade do município escolhida previamente pelo grupo vencedor da regional quando de sua inscrição. A entrega dos alimentos deverá ser realizada pelo gerente da Cooperalfa juntamente com o grupo vencedor, registrada com fotos, informando-se no hotsite o nome da entidade beneficiada e a quantidade de alimentos doados.
A título de sugestão, a noite cultural poderá ser aberta com apresentação de espetáculo local (ex.: grupo de dança, cantores do município etc.), para valorizar iniciativas culturais locais.
Nesta etapa, novamente haverá a possibilidade de a escola alterar, caso precise, algum aluno do grupo, desde que seja da mesma turma.

  • Fazer fotos e vídeo durante a apresentação de cada grupo e postar no cadastro (www.cooperalfa.com.br).
  • Após o julgamento, publicar no hotsite do concurso as fotos e vídeo do grupo vencedor com uma pequena notícia. Também poderão ser publicadas as fotos dos outros grupos. O vídeo deverá ser de curta duração.
  • O grupo com maior quantidade de curtidas receberá 10 pontos. Cabe à comissão julgadora acessar a internet e verificar o número de curtidas, envolvendo nesse procedimento a presença de um membro de cada grupo para que não restem dúvidas. Nos casos em que não há internet no local da seletiva, favor desconsiderar esta nota para esta etapa, na respectiva seletiva.

 

As oito melhores peças teatrais (uma de cada regional) serão as GRANDES VENCEDORAS do 1º Prêmio “Sou Cooperação” edição 2015.

4ª e ÚLTIMA FASE – COOPERALFA CHAPECÓ

4.10 Na quarta e última etapa haverá oito peças teatrais vencedoras, uma de cada regional. Portanto, teremos 8 (oito) apresentações teatrais. A quarta fase será realizada na sede da Associação Atlética Recreativa Alfa (AARA), localizada na linha Monte Alegre, no município de Chapecó, Santa Catarina, no dia 4 de julho de 2015, no DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO. Nesta etapa, o deslocamento dos alunos fica a cargo da COOPERALFA.

V – DA AVALIAÇÃO
5.1 A seleção dos melhores trabalhos será realizada por comissões julgadoras, de acordo com o item IV – Da Seleção.
5.2 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: Abordagem do tema: Cooperação, criatividade, clareza e objetividade, originalidade, recursos cênicos utilizados (cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia etc.), linguagem utilizada, desempenho do grupo, administração do tempo (Máximo: 15 min). Cabe a Comissão julgadora definir qual equipe possui a melhor torcida, esta receberá 10 pontos na etapa municipal (não será considerada essa nota para a etapa regional devido a distancia de alguns municípios ate o município sede). Cada item será avaliado obedecendo ao valor numa escala de 5 a 10 pontos, somando-se, pois 80 pontos para cada jurado.>Somasse a notas dos jurados divide-se pelo número de jurados, com a média dos três jurados somasse a nota de melhor torcida (para equipe merecedora que sairá de consenso entre jurados) e a nota de maior número de curtidas (caso seja considerada pelos jurados).  

Ex. Jurado 1 = 80 pontos + jurado 2 = 70 pontos + jurado 3 = 65 pontos.
 TOTAL = 215 / 3 = 71,66 nota final da equipe (a esta nota somasse 10 pontos de melhor torcida e 10 pontos de maior número de curtidas). A nota final é de no máximo 100 pontos.  
Em caso de empate, a nota do jurado técnico (profissional de artes cênicas contratado pela COOPERALFA).
5.3 A comissão julgadora é soberana, não cabendo recursos às suas decisões.
VI – DA PREMIAÇÃO
6.1 Os 8 (oito) grupos vencedores serão agraciados com a seguinte premiação:
- oficina de teatro de 8 horas com atores do grupo Voe e Verá;
- certificado de participação e medalha para cada aluno;
- 1 (um) troféu para a escola;
- 1 (um) notebook para o professor responsável pela turma. 
Cada um dos 8 (oito) grupos finalistas receberá o prêmio de R$ 2.000,00 para ser aplicado em melhorias e reformas na escola. As melhorias devem ser registradas com fotos e postadas no hotsite do concurso.
6.2 A Cooperativa Agroindustrial Alfa produzirá material contendo o texto dos 8 (oito) teatros vencedores para a fase final (GIBICOOP), que servirá de ferramenta para disseminar a experiência de que, “quando existe cooperação, a cidadania é protegida”. Os textos deverão estar disponíveis no hotsite antes da 4ª fase.
6.3 A entrega da premiação será realizada na data, horário e local da grande final, de acordo com cronograma proposto.

                                                 
VII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 O 1º Prêmio ‘Sou Cooperação’ será coordenado pela Assessoria de Comunicação Social da Cooperativa Agroindustrial Alfa, responsável pelo planejamento, organização e acompanhamento das etapas do concurso, zelando pela lisura do processo.
7.2 A Comissão Geral do Prêmio será formada pela Assessoria de Comunicação Social, um jornalista da Assessoria de Imprensa, um gerente comercial, um diretor – todos da COOPERALFA; um profissional técnico de artes cênicas; e uma historiadora.
7.3 Poderão participar do concurso como parceiras as Secretarias de Educação – municipais e estadual –, atuando no processo de avaliação, nas comissões de seleção, no júri de premiação e na concessão de prêmios.
7.4 Os responsáveis pelo roteiro de teatro apresentado na 4ª fase deverão ceder à COOPERALFA, sem ônus, os direitos de uso, de publicidade e propaganda dos trabalhos apresentados (modelo de cessão está disponível no site da Cooperalfa).
7.5 A inscrição no presente concurso implica aceitação tácita das normas deste regulamento.
7.6 Todas as informações referentes ao 1º Prêmio ‘Sou Cooperação’ edição 2015 estarão disponíveis no site www.cooperalfa.com.br.
7.7 Eventuais dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone (49) 3321-7154 ou pelo e-mail comunicacao@cooperalfa.com.br.
7.8 Os casos omissos serão apreciados, com fundamento na legislação vigente, pela Coordenação do 1º Prêmio ‘Sou Cooperação’, para dirimir eventuais questões relativas a este regulamento.  

Chapecó, Santa Catarina, janeiro de 2015.

 

Anexo I

Cronograma – 1º PRÊMIO ‘SOU COOPERAÇÃO’ – Categoria Artes Cênicas: Teatro – Edição 2015


FASES

PERÍODO

ATIVIDADES

RESPONSÁVEL

Lançamento

19 de Janeiro 2015

Lançamento do Prêmio com a presença da imprensa no CDA. Distribuição de cartilhas nas escolas.

COOPERALFA

Pesquisa com alunos

15/02 a 15/03

Realizar pesquisa com alunos acerca da temática.

Escola/professor

Socialização de experiências

15/03 a 30/03

Cada aluno deve inscrever uma história que contemple o tema proposto. Socializar com colegas da turma. Criar peça de teatro com a melhor história contada na turma.

Escola/professor/alunos

 Inscrição Fase Escola – Site.

02/02 a 08/04

Realizar inscrição

Escola/alunos/ professores

1ª Fase – Seletiva na Escola

20/04 a 30/04

Realizar a seletiva na escola, escolhendo a peça teatral que a representará na 2ª fase (municipal).

Escola/Filial Alfa

Validar Inscrição Fase Município

04/05 a 08/05

Validar inscrição da peça escolhida na 1ª fase (escola), no hotsite do concurso.

Escola

2ª Fase – Seletiva no Município

11/05 a 30/05

Realizar a seletiva no município, escolhendo uma peça para representá-lo na 3ª fase (regional).

Escola/Filial Alfa

Validar Inscrição Fase Regional

01/06 a 05/06

Realizar a inscrição da peça de teatro selecionada para a fase regional, junto à gerência de cada regional.

Escola

3ª Fase – Seletiva na Regional COOPERALFA

08/06 a 24/06

Realizar a seletiva na regional escolhendo a peça teatral vencedora.

Gerência regional/Assessoria de Comunicação Social

Fase Final

­­04/07/2015

Apresentação das 8 (oito) peças teatrais na COOPERALFA Matriz Chapecó.

Assessoria de Comunicação Social

Obs.: a escola terá até dois dias antes da seletiva para incluir ou substituir aluno(s) que porventura não possam participar da apresentação.

Os Anexos II, III, IV e V estão disponíveis no regulamento completo. Baixe o regulamento no link abaixo.


Baixe aqui, a autorização de uso de imagem.


Baixe aqui, ficha de autorização para viagem nacional.

 

Baixe aqui o regulamento
Realização:
Cooperalfa
Apoiadores:
Superalfa Cooperalfa Agropecuária Postos Alfa